Planejamento apresenta ações de eGOV durante Conip 2014

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As soluções do governo federal para a melhoria na prestação de serviços ao cidadão serão apresentadas nesta quinta-feira, 14, no 20º Congresso de Informática de Inovação e Gestão Pública, o Conip, em São Paulo. Durante o congresso, serão apresentadas as últimas ações de Governo Eletrônico (eGOV), como a nova identidade visual do governo federal, e também as novidades do Portal Guia de Serviços, que é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).

O MP será representado no evento pela coordenadora-geral de prestação de serviços por meios eletrônicos, Silvia Viviane de Souza Belarmino. “A nova identidade visual do governo, um dos assuntos que vou abordar, trouxe padronização, acessibilidade, comunicação intuitiva e a ampliação da transparência nos portais”, disse Belarmino.

A nova identidade visual do governo federal foi criada em 2013 como uma das ações para ampliar o acesso do cidadão à informação pública, serviços, prestação de contas e participação popular nas decisões.

Disponível desde junho de 2012, o Portal Guia de Serviços é um catálogo eletrônico de serviços e informações de governo. Seu objetivo é organizar, classificar e disponibilizar aos cidadãos e empresas informações sobre os serviços prestados. Atualmente, o sítio conta com mais de 600 serviços disponíveis, com uma média de acesso de 14 mil usuários por dia.

De acordo com a coordenadora-geral, o portal será em breve uma plataforma tecnológica que vai transformar, aprimorar, estreitar e fortalecer a relação entre governo, servidores e a sociedade. “Hoje, o guia contém somente serviços do governo federal, mas pretendemos atingir todas as esferas de governo”, complementa Belarmino.

Ranking

O Brasil subiu duas posições no “Índice de Desenvolvimento de Governo Digital (EGDI, em inglês)” e ocupa no momento a 57ª posição entre os países de melhores desempenho eGOV. A pesquisa, coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi divulgada em julho deste ano e classifica os países de acordo com a abrangência e qualidade dos serviços on-line, o estado de desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia da informação e de telecomunicações e o capital humano.

A posição brasileira seria outra se a análise fosse somente no parâmetros “abrangência e qualidade dos serviços on-line (OSI)”. “O Brasil se situaria na 24ª posição, isto é sete posições a mais que o levantamento anterior realizado em 2012”, explica a coordenadora-geral.

A palestra será realizada nesta quinta-feira, 14, às 14h, na sala 2 do Espaço Fecomercio, que fica na Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, em São Paulo.