Sistema ficará mais justo

282

Correio Braziliense – 25/10/2012

 

O Fundo Complementar dos Servidores Públicos (Funpresp) começará a funcionar no início de 2013. O recado foi dado ontem pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, durante palestra de abertura do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em São Paulo. Segundo ele, o novo sistema, talhado a princípio para os trabalhadores do Poder Executivo, encampará o Poder Legislativo. “Tudo indica que nos dois primeiros anos o fundo de pensão do Poder Executivo capitaneará também o fundo de pensão do Legislativo. Os dois vão se juntar”.

Em tom otimista, Garibadi estimou que, dentro de duas décadas, em consequência do aporte de recursos, o novo fundo de pensão vai se destacar entre os concorrentes e ostentará uma das maiores carteiras do setor no Brasil. Ele fez questão de destacar que o resultado desse novo mecanismo é trazer justiça e igualdade entre os cidadãos brasileiros. 

“Não podemos esquecer que a Previdência Geral (dos empregados privados) apresenta prejuízo anual de R$ 36 bilhões por ano e paga benefícios a 29 milhões de pessoas. A outra previdência, dos servidores públicos, tem rombo de R$ 61 bilhões anuais e pagava benefício a apenas 1,1 milhão de brasileiros. Hoje, estamos proclamando que temos um Brasil mais justo em termos de Previdência. De nada adianta termos um país mais rico se ele permanecer desigual e injusto”, assinalou.