Carreira permanece mobilizada pelo reajuste

216

Na tarde desta quinta-feira (12/7), os integrantes da Carreira de Planejamento e Orçamento se reuniram em assembleia pela campanha salarial. O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues, destacou que as assembleias nessa etapa da campanha salarial também tem o objetivo de manter os servidores afastados dos postos de trabalho por pelo menos duas horas, como forma de protesto e, com isso, mostrar que o governo precisa considerar as reivindicações da categoria. Na pauta desse encontro ainda estava a questão da mobilidade, e foi aprovada a criação de um grupo de trabalho para tratar do tema.

Rodrigues falou sobre a mobilização realizada no Rio de Janeiro no dia 11 de julho e informou que não há novidades sobre a negociação. Apesar disso, as notícias veiculadas pela mídia preocupam e parecem reforçar um cenário negativo para os servidores. Segundo o presidente da ASSECOR, a situação pode ser revertida, mas isso só acontecerá com a mobilização e empenho da categoria.

“Temos que ter uma carreira propositiva e nos preparar para assumir um sistema, o de planejamento e orçamento, que é importantíssimo para um país como o nosso, com uma série de grandes desafios pela frente”, disse o presidente da ASSECOR.

O vice-presidente da ASSECOR, Antonio M. R. Magalhães, reforçou que mesmo com todas as informações negativas sobre a possibilidade do reajuste, o empenho de todos poderá modificar esse cenário. “Mas o governo não vai fazer nada se nós não nos apresentarmos”, avaliou.

Mobilidade da Carreira

Um grupo de trabalho, que já conta com cinco integrantes, foi formado para traçar uma visão dos analistas e técnicos de planejamento e orçamento sobre os princípios que devem nortear a mobilidade da Carreira. O resultado desse debate será inicialmente apresentado na assembleia do dia 19 de julho, e aprovado no dia 26 de julho. Além disso, a ASSECOR apresentará uma solicitação formal para integrar essa discussão no âmbito governamental, nas Secretarias de Orçamento Federal (SOF) e de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI).