Nova reunião para debater o SIDEC

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Na última quinta-feira, 12 de agosto, foi realizada a segunda reunião para debater o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras (SIDEC), com a presença de 18 associados. Nessa oportunidade, foi apresentada uma análise prévia do Art. 156 da Lei 11.890/2008, que aborda uma tabela com os fatores de pontuação. Também foi debatido um trabalho realizado pela Diretoria de Carreira da ASSECOR, com a coordenação do Diretor de Carreiras, Marcos Avelar, em que foram apontadas as premissas do SIDEC.

As premissas do SIDEC elaboradas pela ASSECOR serão a base para que todos possam propor suas idéias acerca de como será composta a avaliação (critérios objetivos ou subjetivos, entre outras especificidades). Outros fatores relevantes para a carreira ainda devem ser especificados, e é importante a contribuição de todos para o desenvolvimento do debate.

Uma nova reunião está marcada para o dia 19 de agosto, quinta-feira, às 18h30, na Sala de Reunião Brasil de Todos, na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), bloco K, 3º andar. As propostas devem ser apresentadas por escrito.

“Este é o momento de tratarmos sobre aquilo que é específico da Carreira de Planejamento e Orçamento quanto ao que é desenvolvido pelos seus atores nas searas Centrais e Setoriais, inclusive em base administrativa, tecnologia da informação e o mais que entendermos que deve compor esse rol de fatores”, ressaltou o presidente da ASSECOR, Antonio Manoel Rodrigues Magalhães.

Veja a proposta de Tabela os fatores de pontuação

 

PREMISSAS do SIDEC elaboradas pela Diretoria de Carreiras da ASSECOR

  1. Competências
  2. Igualdade de oportunidades
  3. Integralidade
  4. Atualidade
  5. Desenvolvimento dos servidores

Competências

  • O perfil desejado dos servidores de cada classe
  • Atribuições
    • Conhecimentos
    • Habilidades
    • Atitudes

Igualdade de Oportunidades

  • Permitir acesso a todos
  • Minimizar subjetividade
  • Processo seletivo
  • Transparência

Integralidade

  • Abranger todas as Secretarias (SOF e SPI)
  • Englobar os setoriais
  • Reconhecer a existência de servidores fora do sistema de orçamento e planejamento
  • Estar integrado aos sistemas de desenvolvimento de pessoas

Atualidade

  • Reconhecer o perfil atual das Secretarias e da carreira
  • Permitir atualizações
  • Ir de encontro as necessidades atuais
  • Ajudar a construir a visão de futuro
    • Do sistema de orçamento
    • Dos servidores da carreira

Desenvolvimento de servidores

  • FORMADOR
  •  
    • Capacitações técnicas
    • Desenvolvimento de habilidades e atitudes

Avaliação individual

  • Deve considerar
    • Tempo de serviço
    • Posição na carreira
    • Função ocupada
  • Minimizar o caráter subjetivo 
  • Avaliar metas
  • Avaliação 180º

Promoção

  • Utilizar todos os itens relacionados na Lei

 I – resultados obtidos em avaliação de desempenho individual;

II – freqüência e aproveitamento em atividades de capacitação;

III – titulação;

IV – ocupação de funções de confiança, cargos em comissão ou designação para coordenação de equipe ou unidade;

V – tempo de efetivo exercício no cargo;

VI – produção técnica ou acadêmica na área específica de exercício do servidor;

VII – exercício em unidades de lotação prioritárias; e

VIII – participação regular como instrutor em cursos técnicos ofertados no plano anual de capacitação do órgão.

Promoção

  • Inclusão de outros itens relevantes
  • A exceção da avaliação individual nenhum item pode ser fator preponderante para a promoção
  • Alinhamento com as competências
  • Objetividade
  • Publicidade