Prêmio SOF reforça a importância da parceria acadêmica para romper os desafios orçamentários
Os projetos voltados a identificar oportunidades de melhoria na aplicação de recursos orçamentários foram os principais ganhadores da XIII edição do Prêmio SOF. Realizada nesta segunda-feira (11) na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, a premiação tem por objetivo estimular a pesquisa e produção científica na área de orçamento público. No total, cinco trabalhos foram receberam prêmios e outros dois ganharam destaques com menção honrosa. As autoras e autores dos trabalhos premiados serão convidados a publicar seus trabalhos na Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento (RBPO) e serão selecionados para participar do podcast “Orçamento sem segredo”.
Para o secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Gustavo Guimarães, os trabalhos apresentados dialogam com o momento atual em que país vive, o do desafio orçamentário. Segundo ele “o orçamento público continua uma peça de bastante complexidade e de discussão com a sociedade brasileira. Estamos nas últimas semanas num debate bastante profundo sobre revisão [de gastos], desafios do orçamento público, financiamento das políticas públicas. O prêmio SOF nos ajuda nesses desafios”, destacou.
Representante da Associação dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) no evento, a Diretora de Assuntos Parlamentares e Jurídicos da associação, Alice Mânica, fez questão de ressaltar o elevado nível acadêmico dos trabalhos. “Essa é uma iniciativa que promove reflexões sobre o processo orçamentário, os objetivos, instrumentos e ferramentas de execução do orçamento público, podendo trazer contribuições e inovações que levem à melhoria das entregas de políticas públicas à população”, ressaltou.
Premiados
Novidade nesta edição, a categoria “Soluções em Dados Orçamentários” teve como ganhador o trabalho Lumi-A: simplifica, explica orienta na consulta de dados orçamentários com clareza e transparência, dos autores André Augusto Sak, Felipe Langoni Ramos e Marcos da Silva Correia. A segunda posição foi para Francisco Góis, responsável pelo projeto “Fale com o orçamento”.
O primeiro lugar da categoria “Artigos” teve como vencedor o trabalho Análise do impacto dos instrumentos da PNDR sobre a economia dos municípios nordestinos. O projeto foi desenvolvido por Diego Rafael Fonseca Carneiro, Pedro Alexandre Santos Veloso, Wendel Mendes Ferreira e Guilherme Diniz Irffi. A segunda posição, com o trabalho “A dimensão territorial no planejamento público: o caso do município de São Paulo”, foi para a profissional Isabella Natali Miranda Cuccin. “Revisão de gastos para repriorização de recursos, redução de iniquidades e prevenção aos shutdown e gridlock orçamentários”, dos autores André Nunes Maranhão e Sérgio Ricardo de Brito Gadelha, levou o terceiro lugar.
A XIII edição o Prêmio SOF foi promovido pela Associação dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO) e pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Veja a lista dos trabalhos premiados
Categoria Artigos
1º lugar: Análise do impacto dos instrumentos da PNDR sobre a economia dos municípios nordestinos.
Autores: Diego Rafael Fonseca Carneiro, Pedro Alexandre Santos Veloso, Wendel Mendes Ferreira e Guilherme Diniz Irffi.
2º lugar: A dimensão territorial no planejamento público: o caso do município de São Paulo.
Autora: Isabella Natali Miranda Cuccin.
3º lugar: Revisão de gastos para repriorização de recursos, redução de iniquidades e prevenção aos shutdown e gridlock orçamentários.
Autores: André Nunes Maranhão e Sérgio Ricardo de Brito Gadelha.
1 ª Menção Honrosa: As incertezas da execução orçamentária considerando os cenários de bloqueios e contingenciamentos pela ótica dos gestores públicos.
Autor: Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano.
2ª Menção Honrosa: Medium-term expenditure framework e a racionalidade na alocação do orçamento público federal no Brasil.
Autor: Gustavo Ferreira Fialho e Diana Vaz de Lima.
Categoria Soluções tecnológicas em dados orçamentários
1º lugar: Lumi-A: simplifica, explica orienta na consulta de dados orçamentários com clareza e transparência.
Autores: Forge Labs Data: André Augusto Sak, Felipe Langoni Ramos e Marcos da Silva Correia.
2º lugar: Fale com o orçamento.
Autor: Francisco Góis
Menção honrosa: Plataforma de regionalização do investimento federal – Inv.Reg para os orçamentos fiscal e da seguridade social.
Autores: Bruno de Oliveira Cruz, Alexandre Silva dos Santos e Nelson Fernando Zackseski.