Ibope: com 63%, governo Dilma tem melhor índice de aprovação

215

Autor(es): Chico de Gois

O Globo – 20/03/2013

 

 

Na Região Nordeste, avaliação positiva da presidente chega a 85%

BRASÍLIA e RECIFE A presidente Dilma Rousseff registra no momento a melhor avaliação de seu governo, segundo pesquisa do Ibope feita para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada ontem: 63% da população avaliam o governo como ótimo ou bom. É a melhor avaliação desde que ela tomou posse, em janeiro de 2011. O índice a coloca como presidente mais bem avaliada em um primeiro mandato. Considerando esse mesmo período, o ex-presidente Lula tinha um desempenho considerado ótimo ou bom por 39% dos entrevistados, e Fernando Henrique Cardoso, por 56%.

A avaliação positiva do governo cresceu um ponto em relação à pesquisa de dezembro (de 62% para 63%), assim como a aprovação ao modo de Dilma governar: de 78% para 79%; o índice de confiança passou de 73% para 75%. A pesquisa foi feita entre 8 e 11 deste mês. Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

aécio atribui avaliação à propaganda

O levantamento demonstrou que foi na Região Nordeste que se registrou o maior aumento do percentual de aprovação ao jeito de Dilma governar: 85% a apoiam – antes, eram 80%, um crescimento acima da margem de erro.

Provável candidato a presidente em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) atribuiu a avaliação positiva da presidente aos dois pronunciamentos recentes feitos por ela em cadeia de rádio e TV, anunciando medidas populares como a redução da tarifa de energia elétrica e de impostos sobre produtos da cesta básica. E questionou o fato de a pesquisa ter sido feita logo após a aparição de Dilma em cadeia nacional:

– Tem muito a ver com o sentimento momentâneo, talvez com algumas medidas de grande alcance popular tomadas pela presidente, com o vigor da comunicação, da propaganda do governo. Tudo a seu tempo. Não há ainda um debate eleitoral. Temos que nos preocupar em construir nosso discurso, nossa agenda para o país – disse.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato do PSB à Presidência, minimizou os números. Afirmou que “ninguém deve cantar vitória antes da hora”:

– A presidente já tinha aceitação popular. E é muito importante, em momentos decisivos como este, que os governantes tenham a confiança da população, para poder, inclusive, dar conta dos novos desafios que estão por aí – afirmou. – Que a presidente possa reconduzir o Brasil a um processo de crescimento econômico, distribuir renda, animar investimentos.

Já o senador petista Humberto Costa (PE) disse que Dilma vem resistindo aos ataques da oposição.

– Apesar de todo o tiroteio que o governo vem enfrentando dos oposicionistas, a popularidade da presidente continua em alta – disse ele, ressaltando ainda que a avaliação positiva cresceu sobretudo no Nordeste.

A presidente tem feito viagens constantes ao Nordeste, onde Eduardo Campos também tem a gestão aprovada em outras pesquisas – com cerca de 90% de aprovação em Pernambuco, ele é considerado o governador mais bem avaliado do país.