Às vésperas do recesso, Congresso esvaziado
O Congresso Nacional iniciou ontem o processo de esvaziamento que antecede o recesso oficial do Legislativo, que começa na segunda-feira, dia 23. Mas os políticos, em especial os líderes e dirigentes dos partidos governistas, estarão atentos a todos os movimentos do Palácio do Planalto, e do PT, rumo à reforma ministerial dô início do ano. Nenhum quer perder espaço. De preferência, querem aumentar seu poder no primeiro escalão do governo. O mesmo que quer o partido da presidente.
Depois de um início de semana agitado, com as negociações finais para a votação do Orçamento Geral da União de 2014 dominando a pauta das duas casas, os deputados e senadores debandaram ontem. Ao contrário do que ocorreu com o orçamento de 2013, o do ano que vem foi aprovado dentro do prazo.
Tanto na Câmara quanto no Senado, como de praxe rias quintas-feiras, não foram realizadas sessões de votações. Apenas sessões de debates esvaziadas. Ainda estão previstas sessões de debates, nas duas Casas, na segunda-feira, mas nem devem vingar.
Ontem, na Câmara, 78 deputados registraram presença e 22 se revezaram em discursos transmitidos pela TV Câmara e que poderão ganhar espaço na Voz do Brasil. No Senado, 10 senadores usaram a tribuna. A retomada dos trabalhos acontecerá em fevereiro, com a sessão de abertura do ano legislativo marcada para dia 3, uma segunda-feira.