Governo promove mais transparência com a implementação do SIOP

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Fonte: Carta de Serviços SIOP/Orçamento Federal.Gov

O Sistema Integrado do Planejamento e Orçamento – SIOP suporta processos de planejamento e orçamento do Governo Federal.  Por meio do acesso à internet, os usuários dos Órgãos Setoriais, Unidades Orçamentárias e Agentes Técnicos integrantes do Sistema de Planejamento e Orçamento da União, bem como outros sistemas automatizados, registram suas operações e efetuam suas consultas on-line.

As consultas podem ser feitas tanto pela sociedade civil quanto pelos Estados e municípios interessados em acompanhar os investimentos da União. O Siop vem sendo recomendado pelo Governo Federal para que os Estados possam informatizar e otimizar os processos de planejamento e orçamento, além de elaborar os Projetos de Leis de Diretrizes Orçamentária e Orçamentária Anual.

O sistema foi desenvolvido e colocado em operação pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF/MP, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – SPI/MP, e o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST/MP, para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias; a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual, a elaboração e revisão do Projeto de Lei do Plano Plurianual, as alterações orçamentárias, o acompanhamento das Estatais e acompanhamento orçamentário.

Para conferir o sistema, acesse o site.