Dilma só deverá ganhar Pibão de 4% em 2014

166

Autor(es): VICTOR MARTINS

Correio Braziliense – 04/02/2013

 

 

Com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fortalecido no cargo, o governo começa a refazer as contas para ver até onde pode chegar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Está claro para a equipe econômica que um avanço entre 4% e 5% só ocorrerá em 2014, quando a presidente Dilma Rousseff já estará em plena campanha para a reeleição ao Palácio do Planalto. “A presidente Dilma pediu de presente para 2013 um Pibão. Mas, infelizmente, o que ganhará é um PIB mediano, entre 3% e 3,5%, na melhor das hipóteses”, diz um ministro com trânsito no Palácio do Planalto. “Infelizmente, não descartamos um crescimento abaixo de 3% neste ano”, acrescenta.

No entender de integrantes da equipe econômica, o ano começou mais fraco do que o esperado e os investimentos produtivos que poderiam fazer a diferença continuam travados. “Acreditávamos que o empresariado reagiria com maior rapidez aos apelos do governo para ampliar as fábricas. Mas a grande maioria dos industriais continua com o pé atrás, por causa do fraco ritmo da atividade no país e porque a crise internacional continua assustando”, afirma um técnico.

Ele lembra que o governo está depositando todas as fichas nos programas de concessões de estradas, rodovias, ferrovias e aeroportos à iniciativa privada para movimentar a economia. “Esses projetos, que totalizam quase R$ 230 bilhões, são importantes. Mas o impacto deles só começará a aparecer, na melhor das hipóteses, em 2014. Não podemos nos iludir”, assinalou. A partir desse diagnóstico, a tendência é de a presidente Dilma Rousseff incrementar os encontros com os empresários e difundir o máximo possível a visão de que a economia está se reaquecendo e que 2013 será o ano da virada.