Vol. 2 Número 1 (2012)

Este número da publicação científica conta com cinco artigos, uma comunicação e uma resenha. Os leitores poderão conferir textos sobre acompanhamento do planejamento governamental, direitos sociais, atuação da mídia, entre outros.

pdf

Dilemas na construção de um modelo de acompanhamento do planejamento governamental

Elton Bernardo Bandeira de Melo - elton.bandeira@gmail.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão),
Rafael Martins Neto - rafaelmneto@gmail.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão),
Marcos de Souza e Silva - marcossilva341@hotmail.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

Resumo: O Brasil vem, paulatinamente, avançando na erradicação da pobreza extrema e das iniquidades sociais. A consolidação dessa tendência, e, sobretudo, a conquista de um Estado mais justo e equânime está, definitivamente, associada à maior capacidade de executar os programas de governo, de induzir o crescimento econômico sustentável, ampliando e qualificando os serviços públicos de modo a estreitar as desigualdades. Neste contexto, torna-se necessário ressignificar o planejamento, o orçamento e os seus modelos de gestão, aproximando-os da implementação das políticas públicas de forma a viabilizar as entregas do Estado à sociedade. Deste modo, este artigo inspira-se em reflexões surgidas na definição do modelo de gestão do Plano Plurianual 2012-2015, e discute algumas das principais questões do acompanhamento do planejamento governamental no Brasil atual.
Palavras-Chave: plano plurianual, monitoramento, avaliação, gestão, planejamento
Tamanho: 192.81 KB
pdf

A estrutura do PPA 2012-2015

Cláudio Alexandre de Arêa Leão Navarro - navjava@gmail.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão),
Eugênio Andrade Vilela dos Santos - eugenioavs@yahoo.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão),
Fernando Daniel Franke - fer.franke@gmail.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

Resumo: Este artigo analisa a estrutura do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 explorando as principais influências e características do atual modelo de planejamento federal. Para qualificar a leitura serão feitas comparações com a estrutura do modelo anterior a fim de revelar as sutilezas na organização do planejamento que remetem a conceitos distintos de transparência, gestão e da própria função planejamento. Além disso, são feitas reflexões sobre os avanços e riscos associados ao novo PPA.
Palavras-Chave: planejamento, plano plurianual, políticas públicas, gestão, implementação
Tamanho: 265.59 KB
pdf

Efetivação dos Direitos Sociais na ótica do Mínimo Existencial e da Reserva do Possível

Karina Rocha Martins Volpe - karinarmartins@gmail.com (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

Resumo: O objetivo principal desse artigo é contribuir com a tese de que a regulamentação dos direitos sociais constitucionais que sejam compreendidos como mínimo existencial viabilizaria a inserção desses direitos no Orçamento da União como despesas obrigatórias, o que acarretaria uma maior efetivação desses direitos. Ainda, discute-se o papel do Poder Judiciário que ao decidir pela necessidade de implementação de determinada política pública social concorre para delinear o conceito ao considerá-la como mínimo existencial e não sujeita à reserva do possível, especialmente, nas despesas discricionárias
Palavras-Chave: Direitos sociais, seguridade social, mínimo existencial, reserva do possível, Brasil
Tamanho: 185.00 KB
pdf

Matriz de indicadores de sustentabilidade dos estados brasileiros

Gustavo Viana Machado - guvm@bol.com.br (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

Resumo: O artigo busca traçar um quadro das diferenças regionais brasileiras a partir do conceito de desenvolvimento sustentável. Neste sentido, selecionou-se um conjunto de indicadores que permitiu ordenar as unidades da federação nas dimensões social, econômica e ambiental.
Palavras-Chave: Desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional; indicadores; políticas públicas; planejamento
Tamanho: 1.20 MB
pdf

Cooperación Transfronteriza e Integración: oportunidades para el desarrollo del Perú

José Luis Rhi-Sausi - jose.rhisausi@cespi.it (Centro Studi di Politica Internazionale (CeSPI-Roma) y del Proyecto Fronteras Abiertas),
Nahuel Oddone - nahuel.oddone@cespi.it (Centro Studi di Politica Internazionale (CeSPI-Roma) y del Proyecto Fronteras Abiertas)

Resumo: El presente trabajo se centra en los programas bilaterales de integración y cooperación transfronteriza del Perú. Se desarrolla el enfoque de cooperación transfronteriza que ha sido elaborado por el CeSPI (Centro Studi di Politica Internazionale) basado en cuatro componentes: la realización de una obra de infraestructura física, un acuerdo político de alto nivel, un espacio institucional que regule las relaciones de las autoridades locales y otro espacio dedicado a la participación ciudadana de la sociedad civil de frontera. Por último, se analizan los avances normativos en materia de integración fronteriza en el Perú.
Palavras-Chave: Perú, cooperación transfronteriza, integración regional, infraestructura física.
Tamanho: 229.86 KB

Comunicações


Resenhas


pdf

Rotatividade e flexibilidade no mercado de trabalho, São Paulo, DIEESE, 2011

Mauro Ceza Nogueira do Nascimento- cezabr@gmail.com (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

Resumo: Este livro foi elaborado a partir de uma parceria entre o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e apresenta aspectos do problema da rotatividade e flexibilidade no mercado de trabalho brasileiro, visando ao aprofundamento da reflexão sobre essas questões. Este é um tema intrigante entre os pesquisadores da área, pois mesmo no cenário dos últimos anos, em que se observa crescimento econômico e redução do desemprego, as taxas de rotatividade apresentadas no país ainda são muito elevadas.
Tamanho: 196.78 KB

Expediente

Editor:
Márcio Gimene de Oliveira

Equipe Editorial:
Leandro Freitas Couto e Eduardo Rodrigues

Assessoria de Comunicação:
Camila Jungles

Diagramação:
Leandro Celes

ISSN: 2237-3985

Uma publicação da ASSECOR