Os associados da ASSECOR agora contam com um novo benefício: a possibilidade de participar da Cooperativa Habitacional das Carreiras Típicas de Estado (Coopacate). O objetivo é oferecer opções de compra, construção e acesso a financiamentos para empreendimentos imobiliários de todos os tipos por meio da cooperação com outros servidores públicos que tenham interesse em comum.

Todos associados da ASSECOR podem participar da cooperativa. Os servidores que não fazem parte de entidades que integram o FONACATE também podem aderir, mas devem ser indicados por três que estejam filiados. Ao solicitar a inclusão, o participante deverá contribuir com R$ 500,00, dividido em até dez parcelas. Esse valor será para compor o capital social da cooperativa, que deverá ser de no mínimo R$ 10.000,00 para poder funcionar. Além disso, o cooperado precisará assumir as obrigações financeiras necessárias para o empreendimento imobiliário de interesse.

A desfiliação da cooperativa pode ser solicitada a qualquer tempo. Os associados que não estiverem investindo em algum empreendimento poderão resgatar o capital social pago, deduzidas eventuais despesas de responsabilidade do associado. Para os que participam de investimento é possível recuperar o valor inicialmente investido no capital social, contudo, haverá um desconto de 10% referente à indenização aos demais cooperados.

Informações sobre a Coopacate: (61) 3273-0512/ 3273-4301/ coopacate@anerbrasil.org.br

Clique aqui para ver o estatuto e outros documentos da cooperativa


Primeiro Empreendimento

Coopacate lançou o primeiro projeto imobiliário, desenvolvido pela Rio Branco Construções e Empreendimentos LTDA, um condomínio privado localizado na Estrada do Sol, na região do Jardim Botânico (Lago Sul). Os cooperados já podem aderir ao empreendimento, que contará com cerca de 280 terrenos de 600 m², com casas de dois andares (250m²).

Serão 30 modelos diferentes de habitações, sendo que nenhuma rua do condomínio terá duas casas com a mesma fachada. Os que adquirirem uma das unidades poderão definir itens internos da residência, como número de quartos, disposição de cômodos e materiais de acabamento utilizados.

O lazer, segurança e qualidade de vida também foram fatores observados na criação do projeto. Além de parque ecológico, o local terá em sua estrutura quadras de esportes, salões de festas, sistema de segurança e cabeamento elétrico subterrâneo. Existe a possibilidade de também ser implementado TV à cabo e internet coletiva.

A Diretoria da Coopacate e a Rio Branco Construções e Empreendimentos LTDA estão realizando reuniões com bancos e agentes financeiros para buscar as melhores condições de financiamento para o empreendimento.

De acordo com o presidente da Coopacate, Paulo Mendes, esse e outros empreendimentos lançados pela cooperativa – chamados de “seccionais” – terão valores de 30% a 40% menores aos de mercado.

A Coopacate foi idealizada pelo presidente da Associação dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), Paulo Mendes, que ocupa a presidência da cooperativa. O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues da Silva, integra a diretoria da Coopacate.

Coopacate

Estatuto da Coopacate
Icone PDF
Projeto Maison Parc – Apartamentos em Águas Claras
Icone PDF