I Seminário da ASSECOR

506

Analistas e técnicos de planejamento e orçamento se reuniram, de 9 a 11 de junho, no Hotel Mercure Brasília Eixo Monumental, em Brasília (DF), para debater os processos de planejamento, alocação e de gestão dos recursos públicos. O I Seminário da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento, com o tema “Estado, Planejamento e Desenvolvimento”, contou com a presença de associados, servidores, autoridades públicas, acadêmicos e estudantes que participaram de oito palestras e uma conferência.

A abertura oficial do evento foi realizada no dia 9 de junho, às 18h. O presidente da ASSECOR, Antonio Manoel Rodrigues Magalhães, destacou a importância da discussão dos problemas que afligem internamento o planejamento e o orçamento. “Este evento certamente oferece a oportunidade da discussão profunda com vistas à correção de rumos daquilo que fizemos até hoje, que, certamente foi positivo, que certamente foi gratificante”, disse.

A mesa de abertura foi composta pela secretária de Orçamento Federal, Célia Corrêa; o diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), Amarildo Baesso; e o presidente da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), Antonio Augusto de Oliveira Amado. Na programação desse dia ainda houve a conferencia “O papel do Estado e o lugar do planejamento” proferida pelo ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa, e um coquetel no final da apresentação.

 

Ecoomista Carlos Lessa durante a conferência “O papel do Estado e o lugar do planejamento”

Durante os três dias de evento, especialistas em planejamento e orçamento foram convidados para realizar apresentações sobre assuntos que merecem atenção diante da relevância para o desenvolvimento nacional. Temas como estratégia de desenvolvimento nacional de longo prazo, sistema federal de planejamento e orçamento e a essência política no planejamento e no orçamento, entre outros assuntos relevantes da área, foram tratados durante as oito palestras. 

O Seminário teve o objetivo de provocar o debate para que sejam discutidas e pensadas estratégias que contemplem a necessidade de aprimoramento e desenvolvimento do sistema de planejamento e orçamento. De acordo com o presidente da ASSECOR, o evento foi bem sucedido e superou expectativas, e a próxima edição seguirá os moldes da primeira com algumas inovações e aprimoramentos, sempre mantendo a qualidade e o alto nível dos debates.

Informações sobre o I Seminário da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento: www.assecor.org.br/seminario .