Assecor convida para o debate “21 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal: avanços, aprendizado e desafios”

232


A Assecor convida para o 4º debate do ciclo “Desafios do planejamento e orçamento no Brasil”, com o tema “21 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal: avanços, aprendizado e desafios”. O evento acontece na segunda-feira (14) a partir das 18h30.

Data: 14/06 (segunda-feira)
Horário: 18h30
Onde assistir?
Facebook: http://bit.ly/3xbOaHf
YouTube: https://youtu.be/H5eEIZ6TzlQ

Participantes confirmados:

Ariosto Antunes Culau – Secretário de Orçamento Federal

Atual secretário da SOF, economista de formação, com pós-graduação lato sensu em Finanças Empresariais, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Administração Pública, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape/FGV), e em Políticas Públicas e Governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É servidor público federal de carreira no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Com vasta experiência nas áreas de planejamento, finanças e gestão pública, Ariosto ocupou diversas funções na alta direção das administrações públicas federal e estadual. Atuou como secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). No governo do Rio Grande do Sul, atuou como secretário de Estado de Planejamento e Gestão, e no governo de Goiás, como superintendente do Tesouro Estadual. No governo federal, exerceu a função de secretário de Orçamento Federal, subsecretário de Assuntos Econômicos e secretário-executivo adjunto do então Ministério da Fazenda. Antes de integrar a equipe do MEC, atuava como secretário de Gestão Corporativa do Ministério da Economia.

Leany Lemos – Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul

Mestre em Ciência Política (1998) e Doutora em Estudos Comparados sobre as Américas (2005) pela Universidade de Brasília. Foi Fulbright/ APSA Congressional Fellow e pesquisadora Visitante da Georgetown University (2003-2004), do Centro de Estudos Brasileiros, Universidade de Oxford (2006); e Oxford-Princeton Global Leaders Post-Doctoral Fellow (2009-2011). Recebeu o prêmio ALACIP de melhor tese de doutorado em Ciência Política da América Latina, biênio 2004-2005, e Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses, 2005. Exerceu o cargo de Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal (2015-2018) e do Rio Grande do Sul (2019-2020), quando também coordenou o Comitê de Dados para o Combate ao COVID19, à frente da estratégia do distanciamento controlado no Estado. Atuou como Vice-Presidente do Conselho de Secretários de Planejamento (CONSEPLAN) e de Administração (CONSAD) em diferentes períodos. É servidora de carreira do Senado Federal desde 1993. Foi pesquisadora colaboradora plena do IPOL/ UnB entre 2008-2013 e, desde fevereiro de 2017, faz parte do quadro docente do Instituto de Direito Publico (IDP). Atualmente, é Diretora-Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE.

Ana Claudia Borges – Consultora-Geral da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal

Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (2015), pós-graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2000), graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1994). Atualmente exerce a função de Consultora-Geral da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal. Tem experiência em Economia, Administração e Contabilidade, com foco no setor público.

Moderação:

Luiz Fernando Arantes Paulo – Assecor

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Uniceub e Especialista em Gestão Pública pela ENAP. Possui graduação em Direito pela Unesp e Pós-graduação em Conceitos Básicos de Elaboração e Análise de Projetos de Serviços pela FGV. É Analista de Planejamento e Orçamento no governo federal desde 2004, com passagens pelos ministérios do Planejamento, da Previdência Social, da Saúde e da Ciência & Tecnologia, onde ocupou cargos ligados a planejamento estratégico e ao PPA, e pela Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, onde atuou na gestão de unidades seccionais. Atualmente está em exercício na Secretaria de Orçamento Federal – SOF, na coordenação-geral de programações estratégicas. Como docente, ministrou cursos de curta duração para agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e é colaborador da ENAP nas áreas de planejamento estratégico e gestão por resultados. Possui publicações científicas adotadas em diversos cursos de graduação e pós-graduação e artigos de opinião publicados em veículos de ampla circulação (O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo). É autor do livro “Plano Plurianual: teoria, prática e desafios para a sua efetividade” (Juruá, 2016).