Vol. 1 Número 1 (2011)

O primeiro número da RBPO conta com cinco artigos e ainda com o manifesto do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Nacional (FPDN). Os leitores ainda poderão conferir na publicação o resumo das palestras do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Lessa, e do técnico de planejamento e pesquisa do IPEA, Ronaldo Coutinho, proferidas no I Seminário da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento.

Expediente

Editor
Márcio Gimene de Oliveira
Equipe Editorial
Leandro Freitas Couto e Eduardo Rodrigues
Assessoria de Comunicação
Camila Jungles
Diagramação
Leandro Celes
ISSN: 2237-3985
Uma publicação da ASSECOR

Vol. 1 Número 1 (2011) 1

Sistema de planejamento federal: novas respostas para velhos e novos desafios

Leandro Freitas Couto - leandro.couto@gmail.com(Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)
Palavras-Chave: O presente artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre o sistema de planejamento federal, resgatando seu histórico e dinâmica atual. Expõe-se a contradição de se ter fortalecido o planejamento setorial nos anos recentes, bem como alguns órgãos que exercem claras funções de planejamento, sem se articular em um sistema coeso, com os órgãos centrais de planejamento cumprindo, por vezes, apenas funções burocráticas. Propõe-se novo arranjo ao sistema de planejamento para que recupere com vigor suas funções e ofereça ao país respostas compatíveis com a plenitude de sua potencialidade.
Tamanho: 162.67 KB
Hits: 113
Date added: 06-07-2022
pdf

Planejamento, projeto nacional e desenvolvimento regional

Márcio Gimene de Oliveira - gimene12@gmail.com(Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)
Palavras-Chave: Resumo: O artigo analisa dificuldades e oportunidades da construção de um projeto nacional de desenvolvimento no Brasil. Na primeira seção apresento breve reflexão sobre os mecanismos rentistas que têm dificultado a construção deste projeto. A segunda seção é dedicada aos entraves provocados pela ênfase no controle de gastos. A terceira seção sugere como alternativa a integração entre planejamento e desenvolvimento regional, tendo como referência contribuições de Friedrich List, Gunnar Myrdal e Albert Hirschman. Considerações finais encerram o artigo. Palavra-chaves: projeto nacional de desenvolvimento, planejamento, plano plurianual, desenvolvimento regional
Tamanho: 271.85 KB
Hits: 41
Date added: 06-07-2022