Vol. 2 Número 2 (2012)

Nesta edição, o periódico traz três artigos e duas comunicações. Os textos abordam temas como proteção social, gestão por competências, filosofia política e intervencionismo governamental.

pdf

Proteção social no século XXI: condicionantes sistêmicos, políticas nacionais e as experiências regionais de União Européia e Mercosul

Thiago Varanda Barbosa - tvarandex@gmail.com Economista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Brasília, Brasil

Resumo: Os sistemas nacionais de proteção social foram erguidos pioneiramente nos países europeus. Na década de 1930, os países da América do Sul começaram a estruturar seus sistema de bem-estar social. O foco era o trabalhador urbano formal, padrão de vida que pretendia-se universalizar. Mas com a estagnação do processo de criação de empregos formais e a persistência da pobreza, novas políticas de caráter focalizado vieram a se somar às políticas universais nos países do Mercosul. Atualmente a União Européia está às voltas com problemas relacionados à pobreza, mas não há ainda políticas públicas claras para lidar com esta situação nos Estados-membros ou no nível comunitário.
Palavras-Chave: Integração Regional; Políticas Públicas; Sistema Internacional; Sistema de proteção social
Tamanho: 224.88 KB
pdf

Uma análise sobre as decisões do STF em ADIs de Medidas Provisórias sobre créditos extraordinários

Luis Sérgio Araújo - luis.araujo@planejamento.gov.br Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasília, Brasil.
Raon Dansa Motta - raon.motta@planejamento.gov.br Estagiário de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasília, Brasil.

Resumo: Esse artigo analisa as controvérsias relativas a alterações de orçamento via crédito extraordinário autorizados por medida provisória. O tema é importante porque aborda uma faceta do relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo no Brasil onde se revela de maneira evidente a disputa pelo poder de autorizar despesas públicas. O artigo analisa em perspectiva as Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADIs ajuizadas contra o Poder Executivo, procurando colocar em relevo as tendências do Supremo Tribunal Federal nesta matéria.
Palavras-Chave: Orçamento Público, Ação Direta de Inconstitucionalidade, Medida Provisória, Crédito Extraordinário, Supremo Tribunal Federal.
Tamanho: 183.03 KB
pdf

Desafios da Gestão de Pessoas por Competências na Administração Pública Federal Brasileira

Rodrigo Chagas Giudice - rodrigo.giudice@planejamento.gov.br Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasília, Brasil.

Resumo: Este artigo tem como escopo apresentar uma das mais recentes formas de gestão de pessoas que é a gestão de pessoas por competências. Mais que do que isso, ele pretende evidenciar a incipiente aplicação desse modelo na administração pública federal brasileira e os desafios para sua expansão considerando como variáveis a cultura organizacional, a legislação vigente e o direito de estabilidade.
Palavras-Chave: administração pública, gestão de pessoas, competências e desafios.
Tamanho: 186.12 KB

Comunicações


pdf

Hegemonia, Momentum e Paideia: reflexões sobre filosofia política

Jesualdo Correia - jesualdo.c@gmail.com Orientalista e Ensaista, www.jesualdocorreia.blogspot.com.
Tamanho: 137.32 KB
pdf

Intervencionismo governamental na ótica de Von Mises e na prática brasileira

Paulo Roberto de Almeida - pralmeida@icloud.com Diplomata de carreira, Ministério das Relações Exteriores; Professor deEconomia Política no programa de Pós-Graduação em Direito do CentroUniversitário de Brasília (Uniceub). www.pralmeida.org
Tamanho: 146.42 KB
pdf

Keynes e a refutação da Lei de Say

Daniel Negreiros Conceição - danielnconceicao@gmail.com Economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Tamanho: 122.49 KB

Expediente

Editor:
Márcio Gimene de Oliveira

Equipe Editorial:
Leandro Freitas Couto e Eduardo Rodrigues

Assessoria de Comunicação:
Camila Jungles

Diagramação:
Leandro Celes

ISSN: 2237-3985

Uma publicação da ASSECOR