O Fortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia é urgente

209

 

55412cf8-193b-47d0-8581-9d0d2d87276c.jpeg

Este ano, o Brasil encontra-se mais uma vez diante de desafios e escolhas irreconciliáveis para alcançar o bom funcionamento da máquina pública e o desenvolvimento sustentável. Ou o país se submete a um modelo político excludente, com tendências de enfraquecimento institucional e disfuncionalidades econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais, ou se reinventa como nação para reescrever um novo destino.

Considerando o enorme potencial participativo dos brasileiros, a ARCA realiza um processo conferencial com aproximadamente 15 encontros, buscando uma revitalização teórica e uma recuperação prática e política de conceitos vitais para a construção de um Estado moderno. O objetivo é avançar em proposições de novos princípios, diretrizes, estratégias e táticas de ação – coletivas, contínuas e cumulativas – que permitam alcançar um patamar qualitativamente superior de entendimento, organização e funcionamento do Estado Nacional.

Nesse sentido, o nosso I Encontro através da plataforma Zoom abordará o “Fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia”, e contará com a presença de servidores públicos, dirigentes sindicais, lideranças partidárias, especialistas e sociedade civil. O evento será na próxima segunda-feira, dia 05 de abril, às 19h.

Faça já sua inscrição clicando no link.

Participam como debatedores a professora de direito da PUC-RJ e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Gisele Cittadino; o professor de Economia no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp) e presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann; o deputado Federal (PV-DF) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, Israel Matos Batista; e a Deputada Federal (PCdoB-BA) e membro da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, Alice Portugal.

Os três pilares para a tarefa aqui proposta são o desenvolvimento nacional como carro-chefe da ação do Estado; a necessidade de uma reforma do Estado de natureza republicana, que traga mais transparência aos processos decisórios; e por fim, a revalorização da política e da democracia.

“Ao recuperar estes pilares, visamos empoderar a sociedade, os servidores, especialistas e agentes públicos para a construção de um projeto de desenvolvimento adequado e aderente à realidade brasileira” explica José Celso Cardoso Jr., presidente da Afipea-Sindical/ARCA, complementando que “não há como fazer uma mudança dessa envergadura sem a participação bem informada da maioria da população”.

Segundo Cardoso Jr., a iniciativa da ARCA reafirma o fato de que uma democracia realmente pujante e justa não é apenas um valor em si, mas um método de governo, por meio do qual as vontades da maioria da população se manifestam eleitoral e periodicamente. Portanto, “precisamos de modo mais intenso e cotidiano debater tais desafios e pressionar por mais e melhores espaços de existência e funcionamento, bem como formas e mecanismos de interconexão Estado – Sociedade”, defende.

Os Encontros da ARCA acontecem a cada 15 dias com discussões sobre temas diversos como, por exemplo, as desigualdades de gênero, raça e etnia, cultura, diálogo social e construção da alteridade; desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação; inserção internacional soberana e autônoma; seguridade social; saúde, assistência e previdência social, entre outros. Ao final de 2021, pretende-se consolidar um documento contendo subsídios ao debate eleitoral de 2022.

Sobre a ARCA

A Articulação Nacional das Carreiras para o Desenvolvimento Sustentável (ARCA) surgiu em 2016, no contexto de descontinuidade institucional na Administração Pública Federal, que trouxe o desafio de união das carreiras públicas para a defesa da plena realização do Estado Democrático de Direito. 

Atualmente congrega diversas associações e sindicatos, que juntos representam mais de 20.000 mil servidores públicos, constituindo um importante canal de discussão com a sociedade e de construção de ideias que possam indicar a viabilidade de um Brasil livre, justo e solidário.

Serviço:

Encontro “Fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia” como parte da I Conferência ARCA: o Brasil pode mais

Data: 05 de abril de 2021

Horário: 19h às 21h

Local: ZOOM, mediante a inscrição através do link cutt.ly/wx42TUr 

Mais informações:

Letícia Campos

comunicacao@arcadesenvolvimento.org | Whatsapp: +351 913681325

José Celso Cardoso Jr – ARCA: 61 99860480

Facebook e Instagram: arca.desenvolvimento

Youtube: https://cutt.ly/zz1GwUS

Reprodução: Arca Desenvolvimento Sustentável