Metrópoles e Arca encerram série de sabatinas

164

O Metrópoles e a Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca) encerraram nesta terça-feira (2/10) a série de sabatinas com os candidatos a vice-presidente da República. O encontro com sete dos 13 postulantes ao Palácio do Jaburu serviu para mostrar ao eleitor a visão dos entrevistados acerca de Estado, financiamento de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e Direitos Humanos.

A pluralidade de assuntos marcou as conversas. Os candidatos firmaram posicionamentos sobre as reformas de previdência e trabalhista; a Emenda Constitucional nº 95, a chamada PEC teto de gastos; minorias; legalização de drogas; gestão territorial; saúde; educação; e matriz energética.

“A sabatina promovida pelo Metrópoles teve um grande diferencial dos debates. Nela, os candidatos conseguiram explorar questões centrais para o desenvolvimento do país, explorar o conteúdo”, elogiou Leandro Couto, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), entidade vinculada à Arca.

Para Leandro, a Arca quis, com o debate, mostrar que os “servidores públicos podem ajudar [na construção do país] e são peças centrais no projeto de governo de quem venha a ser eleito”. “Queremos que os servidores públicos sejam ouvidos para construir um projeto para o país”, acrescentou Sávio Feitosa, presidente do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (Sindpfa).

Conforme pontuou Sávio, a sabatina permitiu compreender as diferentes visões e propostas dos candidatos – o que ele acredita ser muito importante para a sociedade.

Foram sabatinados Germano Rigotto, vice na chapa emedebista encabeçada por Henrique Meirelles (ambos do MDB); Sônia Guajajara, vice de Guilherme Boulos (PSol); Ana Amélia (PP), vice do tucano Geraldo Alckmin; Eduardo Jorge (PV), vice da candidata da Rede, Marina Silva; Manuela D’Ávila, vice na chapa petista encabeçada por Fernando Haddad; Kátia Abreu, candidata na chapa do pedetista Ciro Gomes; e Christian Lohbauer, vice de João Amoêdo, ambos do Novo. As conversas foram transmitidas nos canais do Metrópoles no Facebook, Twitter e YouTube.

Integram a Arca o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e as associações dos Funcionários do BNDES (Afbndes); dos Funcionários do Ipea (Afipea); Latino-Americana de Juízes do Trabalho (Aljt); Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps); Nacional dos Servidores Ambientais (Ascema); dos Servidores do CNPq (Ascon); Nacional dos Servidores do MCTIC (Asct); dos Servidores do Ministério da Cultura (AsMinc); Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor); Indigenistas Associados (INA); e Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon).

Fonte: Portal de Notícia Metrópoles

Os vídeos das sabatinas com todos os candidatos a vice presidência estão no Facebook da Assecor.