Assecor

Alerta: estelionatários estão aplicando golpes contra servidores públicos

A Assecor tem recebido denúncias de associados sobre o recebimento de cartas de estelionatários que estão utilizando o nome da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda para aplicar um novo golpe contra servidores públicos.

As cartas recebidas informam que o servidor teria direito à restituição de contribuições previdenciárias indevidas. Posteriormente, por telefone, informam que a vítima deve pagar uma taxa para acelerar a liberação da suposta restituição. Quando, na verdade, tudo não passa de uma fraude.

A Secretaria de Previdência esclarece que todos os serviços e valores a receber, quando realmente existentes, constituem um direito dos servidores públicos, o que significa que são disponibilizados de forma gratuita. Nesses casos, portanto, o servidor não precisa pagar taxas nem realizar depósitos para ter direito a restituições ou reembolsos.

Em nenhuma hipótese, a Secretaria de Previdência entra em contato com servidores por meio de cartas ou faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimentos e serviços.

A recomendação aos cidadãos que receberem esse tipo de correspondência é que procurem a Polícia Civil para o registro de boletim de ocorrência. A Secretaria também orienta a população a não fornecer seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos.

Com informações da Secretaria de Previdência

Veja exemplos de carta recebida por servidor:

Comentários por Disqus