Seminário: Tendências para o Brasil 2035

177

Ao longo dos meses de março e abril, as diversas oficinas organizadas pelo projeto Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã identificaram tendências de peso em quatro dimensões (Social, Econômica, Territorial, Político-Institucional) e em temas setoriais (Bioeconomia, Previdência, Segurança Pública, Energia e TICs). Essas tendências foram consolidadas pela equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e agora serão apresentadas aos parceiros e demais participantes do projeto, em uma segunda etapa da metodologia, cujo objetivo será identificar megatendências.

Ao todo, as oficinas dimensionais e setoriais produziram cerca de 120 tendências de peso. E para apresentar o documento produzido, será realizado no dia 7 de junho, no auditório da sede do Ipea (SBS Ed. BNDES), em Brasília. 

Em seguida, no processo de elaboração das megatendências, essas indicações sobre o futuro serão reavaliadas, reagrupadas e/ou desmembradas, compondo as principais megatendências mundiais por dimensão e tema. Cada megatendência representa a tendência de peso que sintetiza a ideia força das demais agrupadas.

07 de junho | terça-feira – Seminário (apresentação de todas as tendências)
Clique aqui para fazer inscrição.