Entidades debatem campanha salarial e modernização das carreiras

192

O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues da Silva, o vice-presidente, Antonio M. R. Magalhães, e o diretor de Assuntos da Carreira, Marcos da Costa Avelar, participaram de reunião com dirigentes das entidades representativas das carreiras do ciclo de gestão e finanças. O objetivo do encontro, realizado nesta terça-feira (29), na sede da Unacon Sindical,  foi estabelecer uma pauta de reivindicação coletiva e mecanismos que facilitem a negociação salarial.

Após avaliar o cenário político e econômico atual, o grupo de dirigentes concluiu que apesar do discurso oficial do governo apresentar dificuldades diante de reivindicações salariais, as projeções econômicas para 2011 são positivas. Essas perspectivas são respaldadas pelo aumento da arrecadação, de 13%, e ainda pela projeção do crescimento do PIB para este ano que deverá ser de 4,5%, além das reservas internacionais que já ultrapassam 300 bilhões de dólares. Com isso, há margem para possíveis reajustes, que reduziriam as perdas dos últimos anos.

Modernização das carreiras

Outro ponto abordado no encontro foi a modernização das carreiras. As entidades precisam se unir para garantir o cumprimento de acordos firmados no governo passado e ainda garantir que não haja retrocessos para os servidores e o Estado.

Por enquanto, não haverá audiência com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar das questões salariais e de desenvolvimento das carreiras. Negociações com servidores ocorrerão somente depois que for finalizada a reestruturação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que só deve acabar no final de abril. Enquanto isso, as entidades representativas realizarão encontros para organizar a pauta e a estratégia para essas negociações.

A próxima reunião para continuar esse debate foi marcada para o dia 7 de abril, às 11h, na sede da ASSECOR.

 

Camila Jungles, assessora de comunicação da ASSECOR com informações da Unacon Sinsical.