APO lança livro

266

Será realizado nesta sexta-feira, 16 de julho, o lançamento do livro “Administração financeira e orçamentária – Teoria e questões”, escrito pelo analista de planejamento e orçamento Sérgio Mendes. O autor convida todos os integrantes da carreira para participar do evento, realizado a partir das 19h, na Livraria Leitura do Conjunto Nacional.

Na obra, o autor apresenta, de maneira simples e objetiva, o estudo atualizado da disciplina Administração Financeira e Orçamentária (AFO), associando a teoria à legislação pertinente. O conteúdo apresentado é muito exigido nas provas dos diversos concursos, entre as legislações abordadas estão a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei 4.320/1964, do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – e o Manual Técnico de Orçamento – MTO.

Cada capítulo é composto de uma parte teórica expositiva, um resumo ao final e 20 questões de concursos recentes, com os respectivos gabaritos, totalizando quase 300 questões das principais bancas examinadoras: ESAF, CESPE/UnB, FCC, FGV e Cesgranrio. O livro fornece ao estudante instrumentos que o tornarão apto a lograr sucesso em qualquer concurso que exija o conhecimento de AFO.

Sobre o autor
Sérgio Mendes
Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente está lotado na Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e é instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e das Semanas de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), com ênfase em Intendência (Logística e Administração) e pós-graduando em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC/TCU). Servidor público desde 2001 e professor das disciplinas Administração Financeira e Orçamentária (AFO) e Direito Financeiro e Planejamento e Orçamento Governamental.